Notícias Nacionais

O UNITalks Online é um programa conjunto dos Departamentos de Educação, Comunicação e Jovens, que tem o objetivo de unir os Universitários Adventistas em reflexão e convívio. Este ano, o título foi “Cristão Real ou Virtual” e o tema incidiu sobre a influência de uma vivência cristã no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

O programa realizou-se no Sábado 25 de maio, na Igreja de Coimbra, e, para além das pessoas presentes na sala, teve a audiência em igrejas locais e de universitários deslocados das suas cidades de origem e de Portugal, a partir da transmissão da Hope TV.

Da parte da manhã, o Sermão esteve a cargo do Pr. Artur Machado, Diretor do Serviço de Capelanias da UPASD, que apresentou os conceitos de “identidade”, “conetividade” e “integralidade” como centrais para a compreensão da vida cristã, não distinguindo o que é ser cristão no mundo real do que é sê-lo no mundo virtual. Da parte da tarde, o Pr. Jorge Duarte aplicou o episódio bíblico do Jovem Rico à possível dicotomia que entre viver um cristianismo real ou virtual, apelando a uma vivência concreta e efetiva com Jesus. Existiu ainda um momento musical, interpretado por jovens da Igreja de Coimbra.

As palestras UNITalks deste ano, apresentadas por Joana Curado dos Santos e Pedro Santos, foram produzidas por quatro oradores. Catarina Ferreira, médica, realizou uma reflexão sobre o tempo despendido no uso de novas tecnologias e a necessidade de um controlo sobre ele... para não se ser controlado. Paulo Peixoto, engenheiro, apresentou uma palestra sobre a influência que as novas tecnologias têm sobre aspetos centrais da personalidade, como a memória, a individualidade e a empatia, bem como o efeito causado sobre o relacionamento com Deus e com os outros. Carlos Antunes, gestor e empresário, ofereceu a sua visão sobre como ser Cristão pode constituir uma forte vantagem para a vida profissional e como o mundo do trabalho oferece uma oportunidade de testemunhar de Jesus. O Pr. Pedro Esteves finalizou o programa através de uma apresentação sobre o potencial das novas tecnologias para o Evangelismo, nomeadamente o ministério de testemunho pessoal, baseado na autenticidade e na intencionalidade.

Houve ainda a oportunidade de apresentar a nova plataforma online dos Universitários Adventistas ( www.universitariosadventistas.pt ), disponível a partir de junho, que constituirá um novo espaço de encontro, debate e apoio para todos os Universitários, e em especial para aqueles que se encontram mais afastados das suas famílias e igrejas.

Para aqueles que não tiveram a possibilidade de assistir em direto a estas palestras, elas estarão disponíveis brevemente online.

Damos graças a Deus por todos os que organizaram, participaram e assistiram a este momento, que demonstra a vontade e a capacidade que a Igreja Adventista do Sétimo Dia tem para refletir e agir em relação aos assuntos mais atuais e desafiadores da vida cristã contemporânea.

HOPE Portugal | Paulo Sérgio Macedo - Diretor do Departamento de Educação - UPASD