No seguimento do impacto causado na comunidade Adventista em Portugal pelo vídeo divulgado pelo pastor Doug Batchelor do Amazing Facts, em que se reproduzem os apelos de um bispo anglicano e do papa Francisco dirigidos aos principais líderes pentecostais para que terminem o protesto iniciado por Lutero e se unam à Igreja Católica Apostólica Romana, queremos apresentar a todos os membros da Igreja Adventista em Portugal um número especial da revista Sinais dos Tempos.
Este número tem por título “A Reforma da Palavra” e é inteiramente consagrado ao testemunho e ao impacto histórico dos diversos Reformadores. Assim, a revista abre com uma pequena biografia de John Wycliffe, frequentemente designado pelos historiadores da Igreja como “a estrela da manhã da Reforma”. Tendo vivido entre 1324 e 1384, Wycliffe foi um destacado filósofo e teólogo inglês que, guiado pela sua leitura da Palavra de Deus, procurou levar a Igreja de volta à sua pureza original. Ele também ficou conhecido como o primeiro tradutor da Bíblia para o Inglês a partir do Latim. Jan Huss (1369-1415) foi o reformador que se seguiu. Sendo adepto das doutrinas de Wycliffe, Huss procurou também reformar a Igreja dos abusos que nela se verificavam. Tendo dado testemunho da verdade, rendeu a sua vida como mártir na fogueira. Abordamos em seguida a vida e a obra de Martinho Lutero, o sol nascente da Reforma. Veremos a determinação de Lutero em ser fiel às doutrinas das Escrituras e, nomeadamente, à sua doutrina cardeal: a justificação pela fé. Segue-se uma pequena resenha biográfica sobre a vida e a obra de Willliam Tyndale (1494-1536). Este foi o primeiro tradutor da Bíblia para Inglês a partir das línguas originais das Sagradas Escrituras. Sentindo a grande necessidade que o seu povo tinha da Palavra, Tyndale enfrentou sérios perigos para lhe dar a Bíblia na sua língua materna. Acabou por pagar com a vida a ousadia.
Abordamos depois a vida de João Ferreira de Almeida (1628-1691), o primeiro tradutor da Bíblia para Português a partir das línguas originais. Ficamos a conhecer as suas aventuras e desventuras, sempre guiado pelo desejo intenso de tornar acessível a Bíblia aos falantes do Português.
A nossa revista continua com uma pequena biografia de John e Charles Wesley, os reformadores do século XVIII na Grã-Bretanha. Veremos o impacto que os fundadores do Metodismo tiveram na história do Cristianismo. Finalmente, esta Sinais dos Tempos sobre a Reforma termina com um pequeno artigo acerca da Igreja Adventista do Sétimo Dia, onde se expõem as razões teológicas que estão na base da escolha do nome da nossa Igreja. A Igreja Adventista do Sétimo Dia surge, assim, como uma justa herdeira da Reforma e como a sua digna continuadora. Assim, dada a importância e a relevância atual do seu tema e dado o modo abrangente como este é tratado, cremos que todos os Adventistas terão todo o interesse em ler e em oferecer este número da Sinais dos Tempos. Como escreveu Ellen White, “apenas os que forem diligentes estudantes das Escrituras, e receberem o amor da verdade, estarão ao abrigo dos poderosos enganos que dominam o mundo” (O Grande Conflito, Publicadora Servir, 2009, p. 520).