Notícias Nacionais

Nos passados dias 26 a 28 de maio, a Educação esteve no centro das atenções na Igreja e na Escola Adventista do Funchal.

No Sábado teve lugar o programa especial dedicado à Educação, organizado pela Secretaria de Educação local. Os alunos da Escola Adventista do Funchal e as crianças da Divisão Infantil da Escola Sabatina ofereceram a todos os presentes três momentos musicais especiais e o Diretor do Departamento de Educação, Paulo Sérgio Macedo, fez o sermão, relacionado com o mote da Rede Escolar Adventista do Sétimo Dia, “Olhar 3D”. No final, foram distribuídos convites para as famílias da Igreja distribuírem por crianças da sua família, de amigos ou de conhecidos, na esperança de que possam também elas usufruir da bênção da Educação Adventista e do ambiente fraterno desta instituição. Houve ainda a oportunidade de apreciar uma exposição com trabalhos dos alunos da Pré e do Primeiro Ciclo, realizada nas salas da Escola. Da parte da tarde, a Igreja reuniu-se para debater o tema “A Educação Adventista e a Missão da Igreja”, tendo ficado clara a influência da Educação e, em particular, da frequência de um estabelecimento de ensino adventista na retenção dos jovens na Igreja.

Na segunda-feira, o dia começou com uma Capelania na Escola, na qual, para além dos momentos de oração e canto, tivemos a possibilidade de compreender o grande plano que Deus tem para a nossa vida, através da leitura do Salmo 103, versos 2 a 5. Depois, foi oferecida uma Bíblia, forrada com as cores oficiais da REASD, a cada menino e menina que ainda não tinha este livro tão especial. No final da tarde, teve lugar uma Escola de Pais, na Escola Adventista do Funchal, com o tema: “Ligar ou Desligar? Desafios e oportunidades das tecnologias de informação para a Educação”.

Durante cerca de duas horas, o Diretor de Educação, o corpo pastoral, o corpo de docentes e não docentes e os pais de alunos presentes discutiram os desafios e os benefícios que o uso de computadores, tablets, telemóveis e outros aparelhos aportam para a tarefa de educar. Entre as conclusões tiradas, salientam-se a importância de não descurar o exercício físico e a vida ao ar livre como contraponto à tecnologia, o cuidado com a proteção dos mais pequeninos face aos efeitos dos aparelhos eletrónicos, a atenção à harmonia familiar e a presença amiga e companheira dos pais na educação dos seus filhos. E relembraram-se sábias palavras, de um tempo em que nem se sonhava com o que a tecnologia seria nos dias de hoje:

“O verdadeiro educador, conservando em vista aquilo que seus discípulos podem tornar-se, reconhecerá o valor do material com que trabalha. Terá um interesse pessoal em cada um de seus alunos, e procurará desenvolver todas as suas faculdades.” (EGW, Educação, cap.26)

O Departamento agradece a todos os que possibilitaram esta visita, nomeadamente ao Pastor José Manuel Lagoa, à Irmã Conceição Lagoa e à Prof.ª Daniela Moreira, cumprimentando a Igreja e a Escola pelo empenho no projeto educativo adventista. Que continuemos a orar e apoiar a Igreja do Funchal e a Escola Adventista do Funchal, como verdadeiros faróis da mensagem cristã adventista na bela Ilha da Madeira.

HOPE Portugal | Departamento de Educação da UPASD