Notícias Nacionais

O jornalista da SIC Joaquim Franco venceu a edição 2013 do prémio “Consciência e Liberdade”. Cerimónia de entrega do prémio será no dia 28 de maio, na Universidade Lusófona.

O prémio “Consciência e Liberdade 2013” teve como tema “A Liberdade Religiosa na Lusofonia” e foi destinado à apresentação de trabalhos relacionados com temas de Liberdade Religiosa, sob as perspetivas teológica, jurídica, histórica, filosófica e sociológica.

Esta iniciativa contou com a parceria científica da Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona e com o apoio da Comissão de Liberdade Religiosa.

“Da liberdade religiosa à urgência do diálogo – A experiência contemporânea” foi o texto premiado da autoria de Joaquim Franco. O jornalista licenciado em Ciência das Religiões, nasceu em 1967, e é formado em jornalismo pelo CENJOR. É atualmente jornalista na SIC e cronista na Rádio Renascença.

Segundo o júri, composto por um elemento da AIDLR-PT, um elemento da área de ciência das religiões da Universidade Lusófona e um elemento da Comissão de Liberdade Religiosa, “o texto vencedor apresenta uma reflexão fundamentada e original sobre a importância do fenómeno religioso no mundo contemporâneo, partindo dos mais mediáticos casos de tensão religiosa nos últimos anos e apresentando o diálogo como fundamento da inevitabilidade da liberdade religiosa na defesa do bem comum.”

A entrega do prémio e a apresentação do trabalho terão lugar na II Conferência Consciência e Liberdade, no dia 28 de maio, pelas 18h00, na Universidade Lusófona em Lisboa.