Notícias Nacionais

MEET IR 2018

Pelo terceiro ano consecutivo realizou-se o MEET IR, encontro inter-religioso de jovens, organizado pela agência governamental Alto Comissariado para as Migrações, desta vez em Castelo Novo, perto do Fundão. Entre 17 e 20 de julho, 19 jovens de 8 comunidades religiosas presentes em Portugal tiveram a oportunidade de se conhecer e de realizar atividades de caráter formativo e lúdico em conjunto.

Para além dos momentos de confraternização informal – sempre os mais apreciados – os jovens participaram em tertúlias e formações sobre a importância da convivência e do convívio entre diferentes comunidades para o bem social; apoiaram jovens do programa governamental “Escolhas”, através de uma ação de costura criativa; foram recebidos por autoridades autárquicas e conheceram a história e as tradições do Fundão. No dia 19, um jantar levou dirigentes religiosos das comunidades presentes ao encontro dos jovens, tendo sido estes presenteados com um programa composto pela apresentação das atividades destes dias e momentos de talentos dos jovens de cada comunidade.

A delegação dos Adventistas do Sétimo Dia foi formada por Ana Miguel Duarte (Igreja do Barreiro), Sara Silva (Igreja do Barreiro) e Margarida Xavier (Igreja de Lisboa – Central). A sua ação de testemunho foi bastante valorizada, pela sua presença e interação, em especial no lindo hino que apresentaram ao grupo, repetido no jantar final.

Como habitualmente, é assinada pelos presentes uma Carta Final, em que se declara o valor da paz e do entendimento, mesmo perante a diferença na fé e os benefícios da religião para a sociedade. Esse documento será apresentado no II Congresso Cidadania e Religião, no dia 3 de outubro, e entregue às autoridades do nosso país.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia agradece ao ACM pela sua ação nesta iniciativa, proporcionando a jovens nossos o conhecimento e contacto com outras comunidades e a possibilidade de construir novas amizades. Mas, em especial, agradecemos às nossas três representantes, pela vontade de estarem presentes e pelo seu testemunho do amor de Jesus.


HOPE Portugal | Paulo Sérgio Macedo - Departamento de Liberdade Religiosa e Assuntos Públicos