Notícias Nacionais

A educação no lar, a primeira das escolas, é determinante para a formação de um carácter divino. A pensar na necessidade de ferramentas que auxiliem pais e educadores nesta importante tarefa, o departamento de educação desenvolveu os Manuais de Bíblia ou de Educação Moral e Religiosa Adventista em português.

Quão importantes têm sido as escolas do Lar e da Igreja no seio do movimento adventista? Uma pergunta legítima, um pouco provocadora mas, acima de tudo, formulada para gerar reflexão, decisão e, se necessário for, transformação.

À mente do dedicado crente adventista que experimenta o privilégio e a responsabilidade de educar no Lar e na Igreja as crianças que Deus lhe confia, surge com naturalidade a ideia de que a educação no Lar, a primeira das escolas, é primordial e determinante. Como que espontaneamente, surge o texto bíblico de Provérbios 22:6: "Instrui ao menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer, não se desviará dele." Afinal que pai e mãe não se preocupa com o caminho que o seu filho irá optar por trilhar e não deseja que esse caminho o leve até à eternidade?

O Espírito de Profecia é também claro: “Na escola do lar, que é o curso inicial, deve-se utilizar o melhor talento. Sobre todos os pais repousa o dever de proporcionar instrução física, mental e espiritual. Deve ser o objetivo de cada pai alcançar para seu filho um caráter bem equilibrado e simétrico. Tal é uma obra de não pequena grandeza e importância, e que requer ardoroso pensamento e oração, não menos que esforço paciente e perseverante. Deve-se pôr um fundamento correto, fazer uma armação forte e firme, prosseguindo então, dia após dia, na obra de edificar, polir e aperfeiçoar.”Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p.108.

É precisamente por reconhecermos que este é um dever e, ao mesmo tempo, uma obra de incalculável “grandeza e importância”, que os agentes educativos divinos, pais e mães, devem possuir um “fundamento correto”, possuir ferramentas e preparação adequada e, sobretudo, a orientação do Santo Espírito, para “dia após dia” “edificar, polir e aperfeiçoar” os seus pequeninos e jovens filhos. E quantas e boas ferramentas possuem os pais e a Igreja para esta tarefa! As lições da Escola Sabatina, as atividades dos Ministérios da Criança e dos Clubes de Rebentos, Tições e Desbravadores da Juventude Adventista, entre outras. Mas reforçar a instrução religiosa nunca será demais! Movidos pelo desejo da reforçar e consolidar o excelente trabalho dos Ministérios já referidos, o Departamento de Educação pretende alargar esse leque de ofertas e proporcionar novas ferramentas para que o Lar seja a escola de referência e de sucesso. Esta ferramenta, disponível desde já, é constituída por Manuais de Bíblia ou de Educação Moral e Religiosa Adventista, que foram pensados e formulados pelo Departamento de Educação da Conferência Geral e pela Universidade Adventista de Montemorelos, no México. Seguindo um currículo bem estruturado, estes manuais estão preparados para o ensino pré-escolar e 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, num total de sete livros cheios de ilustrações, tarefas, jogos e reflexões para fazer em família ou num grupo mais alargado na Igreja. Que boa oportunidade para oferecer aos mais pequenos, às famílias e Igrejas, momentos de aprendizagem, de partilha e de compromisso! Não hesite, conheça este projeto! Aceite o desafio, envolva-se e experimente!

Para mais informações ou para aquisição de material, contacte o departamento de educação da UPASD para o email educacao@adventistas.org.pt

 

por Tiago Alves | Diretor do Departamento de Educação da UPASD