Notícias Nacionais

O lançamento de um novo livro é sempre um momento de regozijo para a vida da Igreja. Mas esse momento é ainda mais marcante quando o autor é português e uma referência da Igreja e quando, principalmente, o tema trata do livro mais importante da História – a Bíblia.

“A Bíblia em Português” é uma obra do Pastor Joaquim Dias, pastor emérito e antigo Presidente da União Portuguesa dos Adventistas do Sétimo Dia.  Nascido de um sonho antigo e realizado a partir de um trabalho académico na Universidade de Andrews, o livro retrata o percurso da tradução da Bíblia para Português e a sua influência na cultura portuguesa, para além de apresentar o livro sagrado aos menos conhecedores.

O lançamento e a apresentação do livro teve lugar no dia 14 de junho, e contou com a presença do Dr. Timóteo Cavaco, Secretário-Geral da Sociedade Bíblica, que considerou o contributo do autor uma mais valia para se conhecer melhor o impacto que a Bíblia tem tido na nossa língua na nossa cultura. Podemos dizer que embora a Bíblia não tenha estado sempre presente na nossa língua, pelo menos a Bíblia integral (Antigo e Novo Testamentos), a verdade é que a sua influencia passa todos os séculos da nossa existência como nação e como língua autónoma. Nesse sentido, eu penso que esse aspecto fica muito bem retratado nesta obra...”

Segundo Paulo Sérgio Macedo, Diretor de Redação da editora, Publicadora SerVir, esta foi uma oportunidade de publicar uma obra escrita por um autor português, em Português e sobre a Língua Portuguesa pois para além da vertente bíblica que o livro tem, tem de facto um perfil cultural que nos permite chegar a um público, não só menos habituado como muitas vezes menos apto - com menos apetência para as questões relacionadas com a Bíblia. E pode ser uma porta de entrada para todas aquelas pessoas que se queiram aproximar do que a Palavra de Deus...”

Para o autor, Pastor Joaquim Dias, o lançamento foi o culminar do labor de décadas, de investigação e preparação, com um só alvo uma vez que A minha motivação foi exaltar a Palavra de Deus para que as pessoas se interessassem por ela e beneficiassem dela, da mensagem da salvação.” Um labor que teve como elemento de surpresa a noção da importância da Bíblia história e na cultura portuguesa. Foi na verdade uma grande descoberta e que, estando eu fora do país, aquilo para mim foi como que, digamos, uma massagem, foi como um incentivo fantástico para o meu brio como português, como cidadão e sobretudo como cristão, afirmou o autor.

A cerimónia, que teve como anfitriões a Igreja Central de Lisboa e o seu pastor, Enoque Nunes, contou ainda com a participação de Armando Ferraz e Rute Ferraz, que declamaram trechos poéticos de Camões baseados em textos bíblicos, e Michael Gal e Nathalie Gal, que interpretaram uma peça musical, ao piano e flauta. No final, ficou o convite e o incentivo a que este livro cumpra a missão para que foi idealizado: “A melhor maneira para se tirar proveito é lermos este livro mas sobretudo a Bíblia com o interesse e o sentimento de aprender.” Pastor Joaquim Dias

Ad7 Notícias | PSM