Notícias Nacionais

O ACNAC de Rebentos foi organizado pela primeira vez em 2011 e contou com 11 participantes. No ano seguinte o número de rebentos inscritos duplicou. Este ano as expectativas foram superadas com a participação de 35 rebentos, que entre direção e tutores reuniu quase uma centena de jovens na Costa de Lavos.

III ACNAC Nacional de Rebentos

Há várias décadas, o parque de campismo JA na Costa de Lavos tem vindo a receber jovens de todas as idades. As gerações vão-se renovando e, agora, são os filhos, os netos e até os bisnetos dos pioneiros da juventude adventista portuguesa que continuam a dar vida a este local emblemático. A recém criada classe dos rebentos, crianças entre os 3 e os 5 anos, fez regressar à Costa de Lavos os outrora jovens, mas agora com a missão de acompanhar os seus novos membros da Juventude Adventista.

Com o acampamento deste ano encerra-se um ciclo de três ACNAC de Rebentos, liderados por Tiago Alves, o chefe de campo. A folha é o símbolo que representa a formação que o rebento adquire durante o acampamento. Em 2011 as crianças participantes receberam a folha da natureza, no ano passado a folha do testemunho e este ano levaram para casa a folha do serviço.

As atividades são arquitetadas à medida da capacidade cognitiva destes “pré-tições”. No ACNAC deste ano uma grande árvore foi desenhada numa das paredes do parque de campismo JA da Costa de Lavos. Essa “árvore representa o que rodeia o rebento. Deus é o tronco, os pais são os ramos e os rebentos são as folhas que brotam para a vida, que crescem com Jesus, servindo ao Mestre”, explica Tiago Alves. Durante a manhã, um a um, os rebentos pintaram as mãos e carimbaram em forma de folha, na parede, o compromisso que aceitaram fazer com Deus.

Todas as atividades realizadas nos três dias de acampamento, focam-se no serviço. As crianças têm a oportunidade de compreender na prática a importância do serviço no lar, na escola e na Igreja. Numa das atividade de sábado à tarde, os Rebentos, juntamente com os tutores, receberam algumas crianças do Centro de Acolhimento Temporário APPACDM da Figueira da Foz. Além de conviverem com os visitantes, puderam ainda servi-los à mesa, experimentando na prática aquilo que Jesus diz em Mateus 25:40, “tudo o que fizerdes a um destes meus pequeninos, a mim o fareis”.

Veja algumas fotos deste evento no Facebook da UPASD.

 

por AD7 | News