Notícias Nacionais

Nos dias 17 e 18 de setembro realizou-se o Encontro da REASD – Rede Escolar Adventista do Sétimo Dia, no Vimeiro, sob o tema “Gratidão e Serviço”.

Dadas as circunstâncias que vivemos nos últimos longos meses, e também para proporcionar o encontro de profissionais de educação da Rede pela primeira vez após a profunda reestruturação dos estabelecimentos de ensino da UPASD, o Departamento de Educação organizou este Encontro em substituição da agendada Convenção de Educação.

O tempo de encontro entre os profissionais das quatro escolas adventistas do Continente – o Externato Adventista do Funchal terá um dia especial dedicado à Educação a 9 de outubro – foi aproveitado para louvar e agradecer em conjunto pela proteção e o cuidado de Deus sobre as escolas adventistas no cumprimento dos planos espirituais, pedagógicos e sanitários, em particular durante a contingência pandémica. E, se tivesse sido somente esse o foco do Encontro, o tempo teria sido ainda muito escasso. Na verdade, os testemunhos do cuidado de Deus, de relacionamento com as famílias, de apoio e entreajuda entre o pessoal foram os motivos de gratidão apresentados pelos diretores, administradores, profissionais e as suas famílias no programa de sexta-feira à noite. Deus é o Autor, Guia e Mantenedor das instituições de ensino adventistas e Merecedor de todo o nosso reconhecimento.

O dia de Sábado foi espiritualmente significativo e relacionalmente confortador, contando com a presença dos três Administradores da UPASD, facto que alegrou e motivou os presentes. No programa da manhã, o Pr. António Carvalho, Secretário Executivo da UPASD, envolveu o grupo de cerca de 60 irmãos numa Escola Sabatina ativa e participada, em que as lições da experiência de Jonas foram relembradas e adaptadas aos nossos desafios diários, nomeadamente a disponibilidade para estar ao serviço a todo o momento e para todas as pessoas... mesmo as menos fáceis de servir. No sermão solene, o Pr. António Amorim, Presidente da UPASD, apelou aos mais profundos sentidos de responsabilidade e de compromisso do profissional de educação adventista, através do tema: “ADN de Educadores, Replicantes de Heróis”, lembrando o mote da REASD, “ADN de Heróis”. Através das suas palavras, foi compreendido o desejo de Deus de ter educadores que confiam em Deus, se envolvem na missão e, principalmente, crescem na sua amizade e na sua semelhança com Jesus; e, assim, contribuem para o crescimento pessoal de cada estudante, nas suas múltiplas dimensões, de forma equilibrada e abençoada.

Da parte da tarde teve lugar uma cerimónia de entrega de Credenciais e pins de serviço a docentes, e de medalhas de tempo de serviço a não docentes, do Colégio Adventista de Oliveira do Douro, Colégio Adventista de Setúbal, Creche e Jardim de Infância Arco Íris e Colégio de Talentos. O Departamento de Educação, por voto unânime do Conselho Diretor da UPASD, atribuiu 21 novas credenciais a Professores, das quais grande parte foram entregues nesta cerimónia, em reconhecimento da Igreja pelo ministério do ensino exercido por cada um, pedindo a bênção de Deus sobre eles e confiando na confirmação de Deus sobre as suas funções, conforme o texto de Paulo em Romanos 16. Os pins e as medalhas de tempo serviço são também uma forma de celebrar e agradecer o contributo, ao longo do tempo, dos nossos profissionais. Por exemplo, a Educadora Anabela Torres, do Arco Íris, recebeu o seu pin de 30 anos, o mesmo número de anos de serviço da Assistente Educativa Antonieta Oliveira, do CAOD.

Durante o Encontro, o grupo contou com a presença da professora Filomena Magalhães, que louvou a Deus através da música nos vários momentos especiais, nas cerimónias que foram tendo lugar. O Encontro finalizou com um lanche-convívio de despedida, que celebrou a possibilidade e a alegria da reunião presencial ao fim de tanto tempo e que cimentou o espírito de grupo e o ânimo para um ano letivo, com certeza longo e duro, mas com certeza também feliz e abençoado por Deus.

Dep. Comunicações UPASD | Dep. Educação UPASD