Notícias Nacionais

Desde 2003 que os pastores da Igreja Adventista portuguesa têm participado na escola de formação JA, adquirindo novas competência na liderança jovem.  

Por definição um pastor é um líder. A liderança exercida por estes ministros do culto junto das Igrejas, é coroada de desafios. Numa época em que as competências pastorais são cada vez mais exigentes, o departamento de jovens da UPASD desenvolveu o programa da escola de formação JA para pastores. 

Durante uma semana, os participantes vão para o parque de campismo da Costa de Lavos aprender novas técnicas na liderança JA.

O Pr. Pedro Esteves, diretor do departamento de jovens, explica que esta formação tem como objetivo “dar aos pastores ferramentas para poderem trabalhar com os jovens de uma maneira mais próxima”.

Até 2003 os pastores, por inerência às suas funções, tinham direito ao lenço de líder da juventude adventista. A partir desse ano passou a ser necessário a frequência nas formações JA para pastores, para chegar a “líder de lenço”. De acordo com o ministerial, o “objetivo não é que o pastor tornar-se um especialista, mas sim dispor de conhecimentos técnicos, que o permitam compreender e realidade dos jovens”.

Nesta semana de formação, os participantes aprendem sobre nós, amarras, orientação, astronomia, destreza física, entre outras áreas mais técnicas. Mas há também conteúdos específicos para o ministério pastoral, desde logo relacionados com os modelos de trabalho JA e com a integração da fé.

Este ano a escola de formação JA decorreu na semana de 12 a 16 de Maio e contou com duas dezenas de participantes, entre pastores, obreiros e estagiários.

ad7|news