Notícias Nacionais

No passado fim de semana de 5 a 7 de abril, realizou-se em Penela, no Centro de Vida Saudável VitaSalus, o primeiro encontro da REDE NEWSTART.

Para quem não sabe, a REDE NEWSTART é uma organização da AIT - Associação Internacional de Temperança, e parte do princípio de que cada pessoa deve ser a primeira interessada na sua saúde, e que esta depende das decisões pessoais de cada um. O objetivo geral da REDE NEWSTART é ligar organizações e profissionais de saúde que promovem os princípios NEWSTART, de forma a  permitir a continuidade dos serviços prestados por cada membro, acedendo para isso a uma vasta gama de serviços de promoção da saúde a nível nacional.

Até 2021 queremos merecer a confiança da sociedade portuguesa nos nossos serviços de educação para a saúde, baseados na evidência, de interconexão profissional baseada na necessidade sentida pelos nossos clientes e no “health branding” com base na mudança duradoura do estilo de vida.

Temos como missão expandir a REDE de cooperação entre organizações e profissionais sob a forma de comunidades de partilha locais, fomentando o diálogo permanente, trabalho participativo, inovação situacional, envolvimento pessoal direto e o sentimento de pertença. Privilegiamos assim a educação de indivíduos e comunidades com base nos princípios NEWSTART, ajudando cada utilizador dos serviços da REDE a adotar e a manter comportamentos saudáveis.

Face ao que já existe na sociedade, distinguimo-nos através da visão integral do ser humano que inclui a espiritualidade e a confiança em Deus. Partindo do facto de que a saúde humana depende do seu bem estar físico, social, mental e espiritual, acreditamos na irmandade da família humana, enquanto criação de Deus. Cremos que Deus oferece, gratuitamente, a cada pessoa a força interior para assimilar e viver de acordo com os princípios NEWSTART. Ajudamo-nos uns aos outros a construir uma sociedade mais saudável, solidária e amiga.

Neste primeiro encontro participaram 36 pessoas, membros de igreja que, segundo os princípios NEWSTART, administram restaurantes vegetarianos, lojas dietéticas, serviços de medicina dentária e de fisioterapia, centros não clínicos de educação para a saúde, comércio de produtos de cosmética natural, chás e de produtos de alimentação baseados nas plantas, e ofertas de treino físico personalizado e atividades de teambuilding, desportivas ou de lazer.

No sentido de colaborar com os gestores destas organizações cristãs de saúde e temperança, contámos com a presença do Irmão Jesse Zwiker que nos apresentou a sua visão sobre empreendedorismo e evangelismo. A primeira apresentação referiu-se a negócios e evangelismo, sobretudo como conectar o dinheiro e o ministério, sendo seguida de uma reflexão sobre o sacerdócio de todos os crentes, com foco especial na necessidade de envolver nesta obra todos os talentos de todos os participantes. Num terceiro momento foi-nos apresentado o modelo da colmeia, como uma forma de trabalhar as cidades, seguido de uma exposição sobre os 10 erros mais comuns a evitar na administração cristã das organizações de saúde.

Em forma de resumo, talvez se possa dizer o seguinte: há que continuar a aprender a administrar relacionando a providência, fé, oração e confiança em Deus, com a planificação, pensamento estratégico e marketing. 

HOPE Portugal | Rede Newstart