Notícias Nacionais

A Secção Portuguesa da AIDLR, ONG de defesa e promoção da liberdade religiosa apoiada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, organizou no passado dia 14 de novembro a sua Conferência anual, no Auditório da Liga das Associações de Socorro Mútuo de Vila Nova de Gaia.

Este ano, o evento contou com a coorganização do Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-religioso, suportado pelo Alto Comissariado para as Migrações. O tema escolhido foi precisamente o do Diálogo Inter-religioso, tendo a Conferência como título: “A Força da Moderação numa Era de Extremos”.

A oradora principal foi a Dr.ª Susana Machado, professora do Ensino Superior e jurista especialista em direito do trabalho, particularmente dedicado à harmonização dos direitos de liberdade de consciência e a vida laboral. A conferencista apresentou uma visão geral sobre o estado da liberdade religiosa em Portugal e a influência positiva da Lei da Liberdade Religiosa no bom ambiente social face à Religião, que proporciona oportunidades para a existência de diálogo entre as comunidades religiosas.

O Alto Comissariado para as Migrações foi representado pela Dr.ª Luísa Malhó, Diretora do Departamento de Apoio à Integração e Valorização da Diversidade, enquanto o Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-religioso foi representado pelo Elder Joaquim Moreira, líder da Igreja de Jesus Cristo e dos Santos dos Últimos Dias em Portugal. Existiu ainda tempo para a apresentação do Projeto MURAL, pela Dr.ª Cristina Rodrigues, do ACM, projeto que contou com a participação do Dr. Paulo Sérgio Macedo, em representação da IASD, na sua atividade final, em Cracóvia, na Polónia.

A AIDLR, para além de editar a revista Consciência e Liberdade, tem vindo a organizar conferências públicas de reflexão e de debate sobre liberdade religiosa, sendo esta a primeira vez que uma tem lugar fora de Lisboa. O objetivo desta ação foi o de permitir a participação de seus associados e outros interessados da Região Norte, gerando aí um maior envolvimento e ação. Esse objetivo teve foi alcançado, repercutindo-se na participação numerosa na Conferência.

Para o próximo ano, a AIDLR organizará a sua Cerimónia Solene de entrega do Prémio Consciência e Liberdade, o que acontece bianualmente. O referido Prémio é uma forma de reconhecimento de uma personalidade ou instituição, cuja ação na defesa ou na promoção da liberdade religiosa se tenha destacado positivamente.

HOPE Portugal | Paulo Sérgio Macedo - Secretário-Geral AIDLR.PT