Notícias Nacionais

Batismo em Coimbra

A longanimidade de Deus continua ainda a operar no coração de homens e de mulheres que se decidem comprometer com Ele e com a Sua Palavra, e assim Lhe entregarem as suas vidas para salvação em Jesus.  Esperar por uma alma durante 40 anos – senão mais - só a misericórdia de Deus o pode fazer! O irmão José Gaspar (marido da nossa falecida irmã Isabel Gaspar) decidiu-se a confiar a sua vida a Jesus, cumprindo agora pelo batismo um voto de muitos anos. 

Desde Angola que conhecia as Escrituras, mas faltava-lhe dar o importante passo em direção às águas que sepultariam a vida do velho homem até às” profundezas do mar”. Algumas vezes afirmava em círculo de amigos mais próximos “eu quero batizar-me”. E em termos de percebida emoção chegava a dizer: “quero lavar esta mágoa de tanta demora!” Como Deus lhe foi fiel. Quanta bondade e misericórdia da Sua parte!

O irmão José Gaspar fez questão de ser batizado pelo Pr. José Lagoa, por quem sentia laços fraternos de muita consideração, reportados ao tempo em que o conheceu como ministro de culto na Igreja de Coimbra. Também o nosso querido e atual Pr. Paulo Neves teve o privilégio ministerial de honrar a cerimónia com a sua presença. Expondo a Palavra da salvação perante a Assembleia, relembrou alguns textos bíblicos relacionados com o Evento, lembrando os tempos de todo difíceis que marcam o mundo de hoje. Na sua intervenção fez sentir aos presentes a necessidade de estarmos preparados para aquele Dia quando Jesus voltar em glória com todos os Seus santos anjos.

Eram 11 horas e 49 minutos daquela terça-feira, dia 13 de Novembro deste ano de 2018, quando o nosso irmão José Gaspar desceu às águas do batistério da Igreja de Coimbra a fim de sepultar ali o fardo daquela “mágoa” que, por tanto tempo, carregou no seu coração. No seu espírito moraram durante anos as palavras da “Verdade presente” declaradas por Jesus ressuscitado e que continuam inalteráveis como as lemos em Marcos, 16:16.

O irmão José Gaspar reforçou os seus conhecimentos, através de Estudos Bíblicos com o seu genro (o nosso irmão João Miguel), e veio a responder, publica e afirmativamente aos votos batismais, revelando que estava consciente do sério compromisso que fazia com Jesus. A entrega do diploma foi feita pela Joana Domingos, neta do nosso irmão, que, naquele momento tão especial ainda partilhou o som musical do seu violino, acompanhada ao piano pelo Pr. José Lagoa.

Toda a Cerimónia teve momentos muito queridos, em que as flores e os livros oferecidos expressaram também vida ao simbolismo do quadro batismal que tão cedo não será esquecido.

Um dia no céu vai haver surpresas! A nossa irmã Isabel Gaspar, cuja “… vida está escondida com Cristo em Deus “ (Colossenses. 3:3), com certeza vai ter esta viva e sublime experiência! Por fim, não faltaram abraços e beijos de saudações de alegria cristã para com o nosso irmão José Gaspar, pois “honrou a sua palavra” comprometendo-se, finalmente, com Jesus que, na Sua benignidade e longanimidade do Seu Espírito Santo, esperou por ele para o incorporar na Sua Igreja, no Seu povo, comprado na cruz pelo Seu sangue.

Louvado seja Ele, nosso Senhor e Salvador “ … hoje, sempre e eternamente”. Maranata!

HOPE Portugal | Carlos Santos - Relações Públicas da Igreja de Coimbra