Notícias Nacionais

Batismo em Coimbra

O dia 2 de Junho de 2018, foi tido entre nós em Coimbra como muito especial por razão de duas importantes realizações.

A primeira, pela conclusão de uma série de Reuniões diárias fundamentadas em oito excelentes Temas retirados do Livro “O Poder da Esperança”. A segunda, pelo facto de sermos fiéis testemunhas de uma Cerimónia Batismal.

Como Ministro de Culto, o Pr. Paulo Neves, que presidiu à Solene Cerimónia, expressou com firmeza de espírito que o batismo por imersão, símbolo da “morte do velho homem para uma nova vida em Cristo”, é o mais importante ato público associado à nossa salvação. Dirigindo-se à Assembleia constituída por um enorme número de irmãos e irmãs, também de visitas, e de familiares da jovem Lina Dandi Matias - alguns vindos de muito longe - o Pr. Paulo Neves lembrou alguns textos que, pela sua autoridade bíblica, são sempre considerados oportunos e necessários para serem anunciados nestas solenes ocasiões, tais como os de Mateus 28: 19-20, Efésios 4:4, Marcos 16:16, João 3:5, e Atos 22:16.

Ninguém desconhece que os dias vão de mal a pior, e é urgente percebermos que só em Cristo encontraremos a tão necessária Força e Poder para ultrapassarmos as difíceis barreiras decorrentes da vida com que, diariamente, nos confrontamos, e perante as quais sem Ele “ nada podemos fazer”! Em Jesus temos a única e perfeita Solução. Fomos alertados para o facto de que, perante a demora das Suas respostas às nossas necessidades e angústias, não desistamos de estar do Seu lado, pois Ele nunca confundiu nem desiludiu os que sempre esperam na Sua salvação.

O imprescindível “exame” à candidata ao Batismo, Lina Matias, foi apresentado pelo nosso querido irmão Paulo Peixoto, a cujas perguntas, fundamentadas nas santas Escrituras e no Espírito de Profecia, as respostas foram reveladoras de um convincente compromisso espiritual, sendo cada uma delas expressas com um profundo e sincero “sim, aceito, eu creio”. Seguiu-se o momento mais marcante, entre os minutos que já haviam passado, e referimo-nos assim ao ritual mergulhar nas águas do Batistério da Igreja preparadas que estavam para Cerimónia tão solene quanto real na sua natureza. Eram então, pelo nosso relógio, 12 horas e 33 minutos! Também para aquele momento alto, a muito significativa Assembleia presente foi convidada a colaborar com santo prazer no cântico da primeira estrofe e coro do Hino 511 “Oh! Que Belos Hinos”.

À nossa jovem irmã Lina Matias foi-lhe entregue pela irmã Del Carmén o Diploma que comprova a sua plena aceitação como novo membro nos Registos Administrativos da Igreja. De igual modo lhe foram oferecidas lembranças simbólicas (ramos de flores e dois Livros) como referências de amor cristão neste dia tão distinto do seu “novo nascimento da água e do Espírito”.

A irmã Lina Matias foi membro batizada na Igreja Evangélica de Angola, até que um dia veio para Portugal onde conheceu a Igreja Adventista do Sétimo Dia. E, uma vez em Coimbra, logo começou a interessar-se pelas mensagens bíblicas que, por algum tempo, e no seu entendimento, ainda não tinham chegado ao seu coração. É justo que salientemos como nota de singular apreço, o trabalho evangelístico-missionário da irmã Del Carmén que durante o tempo considerado favorável instruiu a jovem Lina Matias no Caminho sinalizado pela divina Inspiração, o único tido como verdadeiro, firme, e seguro para salvação eterna em Cristo.

Como acontece sempre no final destes Eventos tão especiais na sua componente doutrinária, a nossa jovem irmã foi, carinhosamente, cumprimentada com abraços e beijos por todos os que tiveram o gosto e o prazer de a ver feliz e muito animada como discípula de Jesus. Maranata!

HOPE Portugal | Carlos Santos - Departamento de Comunicação - Coimbra