Notícias Nacionais

Com a motivação e título: “Amor que Move”, foi realizado, nos dias 11 e 12 de maio de 2018, um projeto de apoio aos peregrinos a caminho de Fátima.

O local escolhido para se prestar o apoio foi a Rua Marquês de Pombal, na cidade de Pombal, ponto estratégico de passagem para os peregrinos que vêm do norte do país.

A ideia da realização do projeto surgiu após a mentora do projeto, a Psicóloga Edna Fernandes, membro da igreja de Gândara dos Olivais, ter tomado conhecimento de uma ação similar levada a cabo pelos irmãos Adventistas brasileiros, que realizam este projeto junto dos peregrinos que vão à Aparecida do Norte no Estado de São Paulo – Brasil.

Foram prestados cuidados aos peregrinos na área da saúde física, mental e espiritual. Na área da saúde: foi providenciada água para hidratação e fruta para aumentar o nível de glicémia, para além do atendimento médico. Na área mental e emocional: ofereceram-se abraços e palavras de incentivo. Na ára espiritual: transmitiram-se orientações sobre Jesus, que salva e redime o ser humano, assim como aconselhamento e alguma literatura distribuida. Recolheram-se alguns dados pessoais para contatos posteriores com os peregrinos que assim o desejaram.

Para esta missão contou-se com um grupo de profissionais voluntários de diversas áreas como: enfermagem, fisioterapia, farmácia e psicologia, que ofereceram cuidados aos peregrinos. A realização deste projeto foi possível através do apoio dos irmãos das igrejas de Gândara dos Olivais e da Cruz D’areia.

Após essa experiência concluiu-se que este é um trabalho exequível e com bons resultados, pois a pregação do evangelho, quando realizada através do Método de Cristo, produz melhores resultados:

“Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador misturava-Se com os homens como uma pessoa que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia por eles, ministrava-lhes às necessidades e granjeava-lhes a confiança. Ordenava então: “Segue-Me.” A Ciência do Bom Viver, pág. 143.

A irmã Edna Fernandes relata outros detalhes sobre este projeto:

“Após ter conhecimento do projeto no Brasil, eu pensei que algo semelhante poderia ser desenvolvido aqui em Portugal com os peregrinos que vão a Fátima. Como eu iria pregar num dos sábados do mês de outubro, em 2017, tive o desejo de apresentar o projeto à igreja da Gândara dos Olivais. No início, toda a igreja se mostrou muito motivada. Mas foi somente em março de 2018 que começámos toda a organização. Procurámos muitos apoios, pois iríamos precisar de muitos recursos, desde alimentos até aos materiais de enfermagem. Enfim, com muita oração e trabalho, nos dias 11 e 12 de maio de 2018, conseguimos pôr o projeto em prática. O Departamento de Evangelismo da União Portuguesa ofereceu-nos 400 livros de “O Poder da Esperança”. O meu esposo, João Paulo, profissional de Web Design, preparou o folheto missionário, bem como outros suportes gráficos, tratou da divulgação do projeto, da filmagem e da edição do vídeo. Os enfermeiros cuidaram dos peregrinos que iam chegando até nós, realizando a desinfeção dos pés feridos e aplicando pensos nas feridas. O farmacéutico também auxiliou a equipa de enfermagem enquanto estes faziam a aferiação da medição da pressão arterial e do teste de glicémia. O fisioterapeuta cuidou dos peregrinos que já não conseguiam mais caminhar devido à gravidade da exaustão muscular e/ou das dores intensas. A psicóloga prestou apoio emocional, para além de cuidar de toda a logística. A equipa de apoio, voluntários de outras áreas, realizou as massagens aos pés exaustos da longa jornada, distribuiu as águas, as maçãs e os livros missionários. O Pr. Luís Fonseca também esteve presente e ofereceu todo o apoio espiritual, ajudando também nas massagens aos peregrinos. Em jeito de conclusão, cada talento foi muito bem aproveitado!”.

Foi com o “Amor que Move” que cada voluntário foi ao encontro das pessoas que necessitavam do nosso cuidado físico, mental e espiritual. Concluiu-se que esta é uma experiência para ser repetida nos próximos anos, com maior abrangência, pois houve aceitação por parte das pessoas que, mesmo sabendo que somos da igreja Adventista, agradeceram o apoio que receberam. Foram distribuídos 555 livros missionários, 672 folhetos, 465 garrafas de água e vários quilos de maçãs. Observou-se em cada voluntário a alegria de poder trabalhar na missão de servir o próximo, adotando o Método de Cristo.

Louvado seja Deus!

HOPE Portugal | Dep. de Comunicação das igrejas de Gândara dos Olivais e Cruz da Areia – Leiria