Notícias Nacionais

Emanuel Esteves, vice-presidente da secção portuguesa da AIT, foi eleito presidente da Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo no dia 29 de maio de 2014. Esta nomeação permeia o trabalho que a Igreja Adventista do Sétimo Dia tem desenvolvido ao longo dos anos no campo do combate ao tabagismo.

Desde o seu início, a Igreja Adventista do Sétimo Dia em Portugal tem dedicado especial atenção ao problema do tabagismo, quer através da edição de várias publicações, periódicas ou não periódicas, quer através da implementação de programas de cessação tabágica. Neste sentido, foi pioneiro o Dr. Samuel Ribeiro, que iniciou a implementação do Plano de Cinco Dias para Deixar de Fumar em Coimbra, em 1967. Desde então, foram realizados mais de 4 mil planos, abrangendo mais de 60 000 fumadores.

Mais tarde, continuando a ideia da International Temperance Association surgida em Washington em 1947, iniciou formalmente a sua atividade, em Portugal, em 19 de dezembro de 1979, com a aprovação dos respetivos estatutos, que vieram a ser publicados em Diário da República em 24 de março de 1980, uma associação sob o nome atual de AITpt (Associação Internacional de Temperança - Portugal). Esta associação tem dedicado grande parte dos seus recursos humanos e materiais à implementação de programas de cessação tabágica e de ações de sensibilização para o problema do tabagismo. A sua grande ferramenta foi, durante mais de 30 anos, o Plano de Cinco Dias para Deixar de Fumar, que implementou, não só Portugal, em todo o território continental e insular, mas também em comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. Este Plano tem sido usado para ajudar o público em geral, mas também tem sido aplicado em empresas, escolas, coletividades, centros de saúde e autarquias, sempre suportado por equipas de profissionais de saúde, por outros leigos e por pastores Adventistas. A AITpt também participa frequentemente em programas de Rádio e de TV e o seu trabalho tem sido reportado por órgãos de comunicação escrita. Desde 2013, iniciou a implementação de uma versão portuguesa do programa Breathe Free, cujo lançamento a nível nacional está em curso em 2014.

A AITpt tem cooperado com instituições governamentais e privadas, no âmbito da prevenção e do combate ao tabagismo, aderindo a ações públicas no Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio) e no dia Dia Nacional do Não Fumador (17 de novembro), sendo cofundadora da COPPT (Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo). No dia 29 de maio de 2014, o Dr. Emanuel Esteves, vice-presidente da secção portuguesa da AIT, foi eleito presidente da COPPT, confederação que reúne grande parte das organizações existentes em Portugal diretamente envolvidas na prevenção do tabagismo. A eleição de Emanuel Esteves não deixa de ser um reconhecimento do trabalho que a Igreja Adventista do Sétimo Dia tem desenvolvido ao longo dos anos no campo do combate ao tabagismo.