Notícias Nacionais

No passado dia 14 de Setembro de 2019 o Núcleo de Desbravadores de Vila do Conde festejou os 35 anos de existência nesta cidade.

As comemorações iniciaram-se com um desfile comemorativo dos Desbravadores pela cidade de Vila do Conde, encabeçado pela fanfarra do Agrupamento CNE de Terroso, que gentilmente ofereceu o serviço. No final do percurso a fanfarra desempenhou um espetáculo de percussão e marcha. Estiveram presentes no desfile e restante programação das comemorações os Núcleos de Desbravadores de Avintes, Guimarães, S. Mateus, Stª Mª da Feira e Ermesinde. O desfile foi acompanhado por agentes da PSP e Polícia Municipal, providenciando segurança durante o percurso até ao Auditório Municipal.

Após as investiduras, realizou-se o III Festival do Hino Jave. O festival foi inaugurado com a participação especial do Celestino Silva, sendo este convidado de honra para o júri do concurso musical. Entraram a concurso 8 temas de grande qualidade, desde os Núcleos visitantes até outras participações individuais. O 1º lugar do Festival foi atribuído ao Samuel Ribeiro de Stª Mª da Feira, que fez dueto com a Inês Barbosa de Canelas e que receberam como prémio um quadro de Nós de Marinharia manufaturado pelos Desbravadores do Núcleo de Vila do Conde.

O Coordenador JA do Núcleo de Vila do Conde, Daniel Silva, afirmou que:

“este tipo de eventos organizados por um Núcleo local e abertas à participação de outros Núcleos da região, foi-se perdendo ao longo dos anos. Atividades de intercâmbio entre Núcleos são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento dos seus elementos, pois permite conhecer outras realidades e estreitar laços de amizade, para além de permitir que Núcleos com menos recursos possam ter uma participação ativa num evento que eles próprios não teriam a capacidade de realizar”.

Fazendo um balanço dos 25 anos em que faz parte da Coordenação JA do Núcleo de Vila do Conde, informou que “foram muitos os jovens que completaram as fileiras deste Núcleo, dos quais temos muita saudade. Sentimos aqui um sentimento de missão cumprida. Um Líder nunca consegue alcançar sucesso sem ter uma equipa de trabalho e nesse sentido sinto-me feliz por trabalhar com uma equipa com espírito de sacrifício e missão.

Estamos gratos à Câmara Municipal de Vila do Conde pelo apoio que nos tem dado durante este ano, reconhecendo o Núcleo de Desbravadores de Vila do Conde como a 9ª Associação Escutista oficial do Concelho e pelo apoio financeiro que nos tem dado, sem o qual não teríamos conseguido executar o plano de trabalho que tínhamos proposto para este ano. Agradecemos também à CMVC por nos ter cedido o Auditório Municipal e a todo o pessoal técnico que permitiu o sucesso do III Festival JAVE, bem como a todos os Núcleos que nos visitaram e que participaram no Festival. Acima de tudo, agradecemos a Deus por nos ter permitido chegar até aqui.” Maranata!

HOPE Portugal | Coordenação JA, Núcleo de Vila do Conde