Notícias Nacionais

O Lar Adventista para Pessoas Idosas do Funchal – Madeira – celebrou, no dia 2 de outubro, 20 anos de existência.

Graças aos esforços e à dedicação da igreja Adventista do Funchal, juntamente com a ASA e a UPASD, as instalações foram inauguradas a 29 de maio de 2000, e o início de atividades teve lugar a 2 de outubro desse ano.

Esta cerimónia de Comemoração contou com a presença do Diretor da Região Eclesiástica das Ilhas, Pr. José Lagoa, com a Diretora do LAPI-Madeira, Dra. Diana Nascimento, com o Diretor-Geral da ASA – Área de Apoio à Terceira Idade (LAPI), Dr. Jorge Silva, com a Secretária Regional da Inclusão Social e Cidadania, Dra. Augusta Aguiar, e do Instituto de Segurança Social da Madeira, nas pessoas da Dra. Micaela Freitas e do Eng. Ivo, em representação do Mestre Firmino, um dos Pioneiros na construção do edifício. O Presidente da UPASD, e Presidente da ASA, esteve presente através de uma mensagem transmitida via vídeo. A Cerimónia teve cobertura jornalística no site do Governo Regional da Madeira, na RTP Madeira e nos periódicos Jornal da Madeira e Jornal de Notícias, Madeira.

 

 

A Dra. Augusta Aguiar reforçou a prioridade estratégica do Governo Regional em melhorar a qualidade de assistência e de vida da população idosa da Ilha, reconhecendo o bom trabalho desenvolvido no LAPI-Madeira.

A Dra. Augusta Aguiar felicitou ainda a Direção e todo o Pessoal pela competência e pelo rigor no combate à Pandemia da Covid-19, realçando “a forma célere e rigorosa com que implementou, desde a primeira hora, as medidas de contenção da disseminação da Covid-19, no atual contexto da Pandemia”.

Agradecemos o esforço dos Diretores e Administradores que serviram esta Instituição desde o seu início, homenageados com uma fotografia no hall da Instituição: Pastor Daniel e Olívia Martins, Pastor Luís e Goreti Rosa, Pastor António e Emília Carvalho, Dr. João Faustino e Dra. Sara Carvalho, Dr. Jorge Silva e Dra. Diana Nascimento.

 

A Rede LAPI da Assistência Social Adventista integra quatro Estruturas de qualidade reconhecida em cuidados prestados a Utentes idosos, e a outros, com diferentes necessidades e dependências. Tem unidades em Vila Nova de Gaia, Leiria, Salvaterra de Magos e Funchal. O LAPI presta, atualmente, serviços nas Respostas Sociais de Centro de Dia (CD), Serviços de Apoio Domiciliário (SAD), Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) e Cantinas Sociais (CS), com uma capacidade autorizada de, aproximadamente, 350 Utentes. Integra cerca de 120 funcionários.

Estes marco e legado são o resultado do trabalho e do serviço dedicado de Colaboradores, Dirigentes, Amigos e Parceiros, que têm apoiado esta Instituição e esta Causa ao longo de duas décadas.

HOPE Portugal | Pr António Amorim - Presidente da UPASD