Notícias Nacionais

Teve lugar de 15 a 17 de Novembro em Mira o 12º Encontro de Profissionais de Saúde Adventistas. Para este encontro foi convidado o Dr. David DeRose, médico especialista em Medicina Interna e Medicina Preventiva que trabalha no Weimar Institute (Califórnia, EUA), onde nasceu o programa NEWSTART®. Contámos também com a presença do Dr. Viriato Ferreira (Diretor do Departamento de Saúde da Divisão Inter-Europeia, à qual pertencemos), do Pr. António Rodrigues (presidente da nossa União), e do Pr. Jorge Duarte (responsável pelo Departamento de Comunicações a nível nacional), que nos vieram desafiar de variadas maneiras com o senso da missão e do serviço pelo exercício dos dons específicos que o Senhor tem concedido a cada um.

Estes encontros são excelentes oportunidades para o convívio e partilha entre irmãos que encaram desafios e oportunidades semelhantes na sua vida profissional. Por outro lado, eles também enunciam sonhos e, neste ano em particular, o apelo era: “Levanta-te e Resplandece!” (Isa. 60:1). No meio da dor e sofrimento que permeiam por toda a parte, o profissional de saúde adventista é chamado a ser luz no mundo e a refletir o caráter de Cristo! Vários foram os temas apresentados e debatidos, dentro da perspectiva da mensagem distintiva de saúde dos adventistas do sétimo dia e sua influência sobre a hipertensão, a diabetes, a saúde mental e as desordens gastrointestinais. Também foi debatida a vantagem do jejum e a inovadora e curiosa ciência da hemorreologia.

Foi muito interessante constatar como as pesquisas na área da saúde comprovam repetidamente o que o nosso Bom Deus comunicou pela Sua serva, a nossa irmã Ellen White. Na verdade, são muitos os fatores que determinam a doença, não bastando apenas lidar com alguns sintomas. Pelo contrário, é preciso ir até à raiz do problema, alinhando todo o estilo de vida pela Palavra revelada.

Aos presentes (quarenta cinco profissionais de saúde, dez estudantes universitários da área de saúde e cerca de vinte e cinco acompanhantes), foi feito o desafio para o desempenho de uma parte mais ativa na obra médico-missionária no nosso país! Creio que também o Espírito Santo nos quis inspirar nessa direção e oro para que a influência deste encontro permaneça e se amplie, de modo que o precioso fruto, a Seu tempo, seja visível!

 

ad7News | Daniel Bastos (Diretor do Departamento de Saúde e Temperança)