Notícias Nacionais

Porque a Páscoa é um evento maior na vida dos cristãos, a igreja que está no CAOD decidiu comemorar significativamente este acontecimento inscrevendo as celebrações no quadro histórico do povo judeu e nos rituais israelitas vividos durante a festa de Pessach.

A 30 de março de 2018, ano em que excecionalmente o dia do SEDER coincidiu com a SEXTA-FEIRA SANTA do calendário cristão, a igreja do CAOD viveu uma experiência espiritual inédita. Por iniciativa da Pastora Maria João Vale e sob a orientação do Pastor Richard Elofer, responsável na Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo Dia pelo “World Jewish Adventist Friendship Center”, realizou-se no refeitório do colégio um SEDER, jantar de Páscoa, que contou com a participação de membros das igrejas vizinhas de Oliveira do Douro e Vila Nova de Gaia e ainda Alpendurada, Matosinhos e Vila do Conde.

Este jantar cerimonial acontece após o anoitecer, na primeira noite de Pessach e celebra o aniversário do êxodo milagroso e a libertação da nação israelita da escravidão egípcia, há mais de 3.000 anos. A refeição foi reproduzida por decalque do que acontece ainda hoje nos lares judaicos. Viveu-se uma maratona festiva, seguindo a Hagadá, texto utilizado para os serviços da noite do Pessach. Para além da narrativa da libertação, conforme é descrita no Livro do Êxodo, a Hagadá contém as orações, canções e provérbios judaicos que acompanham esta festividade. Ao longo do serão, a simbologia dos alimentos ingeridos foi comentada em pormenor, por forma a assinalar o júbilo da passagem à liberdade e a enfatizar todas as implicações espirituais deste conceito na vivência cristã contemporânea.

Lembrar vivencialmente as origens da Páscoa cristã foi uma forma muito didática de aproximação ao pensamento judeu, cujo legado espiritual é a matriz da crença no Messias, o Libertador que, é sabido, já nasceu entre os homens e já resgatou da escravatura todos os que souberem reconhecê-Lo.

No sábado, 31 de março, os serviços religiosos tiveram lugar nas instalações da igreja de Oliveira do Douro, onde o Pastor Richard Elofer desenvolveu um sermão à volta da temática da última ceia de Jesus. À tarde, fez a apresentação do já referido “World Jewish Adventist Friendship Center”, procedendo ao enquadramento deste departamento no contexto bíblico do ministério em favor dos judeus.

Foi um fim de semana único e muito proveitoso. Toda a igreja ficou muito grata a Deus e reconhecida ao Pastor Elofer.

A todos, se Deus quiser, “até ao próximo ano, em Jerusalém!”

HOPE Portugal | Dep. de Comunicação da Igreja do Colégio Adventista de Oliveira do Douro